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E-commerce não é só uma loja eletrônica!

01/11/2018

E-commerce não é só uma loja eletrônica
É uma cena comum no mercado brasileiro: o empreendedor tem uma grande ideia, faz a cotação das melhores plataformas tecnológicas, pensa no nome e domínio e cria diferentes planos estratégicos para lançar sua loja virtual. Entretanto, após colocá-la no ar, as vendas teimam em não aparecer, por mais que ele gaste com mais recursos e serviços. O que deu errado? Ele encarou seu negócio como algo digital ao invés de focar no relacionamento com seu público.
Um dos maiores equívocos do varejo na Internet é justamente reduzir o e-commerce aos processos digitais. Ele é muito mais do que isso. As facilidades permitidas pelo mundo online são importantes sem dúvida, mas são os desejos e vontades que ainda guiam os consumidores a entrarem em um site e comprarem determinados produtos. Logo, é preciso criar todo um ambiente que esteja alinhado com essas preferências. Confira cinco áreas vitais para aproximar o comércio eletrônico das pessoas.
Conteúdo chamativo
Se você ainda acha que o preço do produto e uma especificação básica são suficientes para atrair o usuário, é melhor rever seus conceitos. Uma pessoa só vai adquirir um item se ela sanar todas as suas dúvidas sobre ele. Disponibilize diversos conteúdos e informações sobre o seu catálogo, como fotos, reviews, recomendações e até vídeos explicativos. Quanto mais dados você passar para o consumidor, mais confiante ele ficará para fechar negócio com sua loja.
Atendimento eficiente
A ferramenta pode até ser tecnológica, mas quando alguém entra em contato com o Serviço de Atendimento de uma empresa, ele espera que sua solicitação seja resolvida de forma rápida e personalizada. Uma das maiores frustrações no comércio eletrônico é tentar resolver um problema nos diferentes canais de comunicação da empresa e não conseguir — e pior, desconfiar que sequer conversou com uma pessoa de verdade. Lembre-se: um bom atendimento melhora a reputação da marca e ajuda na fidelização dos clientes.
Marketing personalizado
A vantagem da Internet é ter vários dados de seus clientes à disposição, o que permite uma identificação dos seus gostos e interesses, assim, a loja tem condições de realizar campanhas personalizadas. Hoje, o e-mail marketing pode trazer produtos que a pessoa demonstrou interesse, itens recorrentes que ela costuma comprar e até algo que complementa uma aquisição passada. Isso faz com que a publicidade online seja cada vez mais assertiva e direcionada.
Frete vantajoso
O custo do frete pode ser tanto um chamariz para aumentar as vendas quanto um dos fatores que explicam a queda de um e-commerce. O usuário até aceita pagar pela entrega do produto, mas desde que seja um valor justo e o produto chegue rapidamente em sua casa. Além disso, consumidores assíduos esperam encontrar alguns benefícios, como o frete grátis a partir de um determinado valor ou quantidade de itens adquiridos.
Meios de pagamentos democráticos
O cartão é a modalidade de pagamento mais utilizada na Internet por conta de sua aderência e praticidade, mas isso não significa que sua loja deve ignorar outras categorias. O boleto é uma realidade para grande parcela da população e há outros modelos, como o cartão de débito, que também são utilizados. O sistema de check-out (conclusão do pedido) deve ser democrático e simples, para que o consumidor não tenha problemas para concluir seu pedido.
Fonte: www.administradores.com.br Valparaíso de Goiás/GO, julho, agosto e setembro de 2018.

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