#OMaiorShoppingDoEntorno

BLOG

Veja a últimas notícias do Paraiso Mega Center

O comércio de lojas físicas vai acabar?

01/11/2018

O comércio de lojas físicas vai acabar?
O avanço da internet pelo mundo, provoca acaloradas discussões. Previsões apocalípticas eu diria. Segundo dados do IBGE, na última década ocorreu uma explosão no acesso à internet nos domicílios brasileiros. Entre 2005 e 2015, o número de casas conectadas saltou de 7,2 milhões para 39,3 milhões, um aumento de mais de 400% no período. Essas informações, levam os varejistas a duvidar do futuro das lojas físicas, não só no Brasil, mas em todo o mundo.
A tecnologia é muito importante e nos levou a ter acesso em questão de milissegundos a qualquer parte do mundo. Os gigantes, como por exemplo o Google, sabem hoje muito mais das nossas vidas, do que nós mesmos possamos imaginar. É claro que a tecnologia ainda avançará muito em áreas como saúde, educação e empregos. Para se ter uma ideia, a Ernest & Young publicou uma pesquisa afirmando que 80% dos empregos que existirão em 2025, ainda nem foram criados. Daqui para a frente, precisaremos desaprender o que aprendemos e reaprender novas competências e habilidades que nos serão impostas por esse mundo mais tecnológico.
Sim, mas esse artigo, precisa responder a uma pergunta: O comércio de lojas físicas vai acabar? Objetivamente, respondo não. Explico. É importante destacar que somos seres humanos. As emoções e os sentidos, sempre nos levarão a buscar interações sociais. O comércio, o varejo, são feitos em sua essência desses atributos (emoções e sentidos), não há porque pensar que ficaremos todos em casa, conectados, sem interações sociais. A tecnologia é muito importante, mas ela é apenas uma ferramenta e sempre será um meio, nunca um fim em si. As comunidades, as famílias, os programas sociais continuarão existindo. As pessoas sempre buscarão lojas, vendedores, passeios, vitrines, experiências e outras coisas que as lojas físicas podem proporcionar e o digital jamais poderá substituir isso.

*Receba por e-mail toda a programação da escola do empreendedor, antes de todo mundo e ainda com condições exclusivas!